Carreiras do futuro
- Revista Plural
- 23 de mar. de 2017
- 4 min de leitura
O mercado não está fácil é verdade, mas não há crise que dure para sempre. O Brasil já teve outras crises: a primeira grande crise em 1822, outra em 1929... todas independente do tempo, foram resolvidas e passaram. Olhar para o futuro, traçar metas e fazer um planejamento para alcança-los é o que precisamos neste momento.
Há varias carreiras no mercado, para você que irá entrar na faculdade agora, o ideal é imaginar como será o mercado daqui a mais ou menos 5 anos. A maioria das faculdades leva 4 anos, entre fazer a inscrição, começar a estudar, se formar e entrar no mercado do trabalho pode se levar em média 5 anos.
Vamos listar quais são as profissões do futuro, para você se planejar desde já.
Na área de Sustentabilidade, temos:
Gestor de Ecorrelações Exige conhecimento técnico ambiental, de direito ambiental e facilidade em comunicação. Seu foco é o controle socioambiental e a qualidade de vida. Formação recomendada: Graduação em Engenharia, Administração, Economia, ou Ecologia, com especializações em Marketing ou Biologia.
Gestor de Resíduos Direcionamento correto para os resíduos e a transformação do lixo em fonte de renda e energia são suas principais funções. Formação recomendada: Graduação em Engenharia Química, Engenharia Ambiental ou Biologia.
Engenheiro Ambiental O aumento da demanda por estes profissionais é certo. A preocupação com o impacto ambiental de todos os segmentos é tendência crescente. Formação recomendada: Graduação em Engenharia Ambiental.
Na área de Infraestrutura, temos:
Gestor de Operações e Logística Os crescentes investimentos em infraestrutura, como a construção de rodovias, portos e aeroportos, têm garantido novos espaços e ótimas perspectivas a estes profissionais. Formação recomendada: Graduação em Engenharia, Administração, Economia ou Comércio Exterior.
Engenheiro Civil Os investimentos em infraestrutura acompanham o crescimento do País. Profissionais ligados ao setor da construção continuarão com empregabilidade em alta. Formação recomendada: Graduação em Engenharia Civil.
Na área de Saúde e Qualidade de Vida, temos:
Engenheiro Hospitalar Este profissional é responsável pelos equipamentos de alta precisão, treinamentos e relacionamento com fornecedores. Formação recomendada: A Engenharia Hospitalar é um ramo da Engenharia Biomédica, um curso recente que já assumiu lugar de destaque na área.
Bioinformacionista Considerado o novo profissional da área de Saúde, sua atividade profissional alia a genética ao desenvolvimento de medicamentos. Formação recomendada: Graduação em Farmácia, Medicina, Biotecnologia. Formação em Medicina e especialização em Farmácia, ou graduação em Farmácia e pós em Medicina são as combinações sugeridas.
Técnico em Telemedicina O Técnico em Telemedicina deve atuar nas áreas mais remotas do Brasil, permitindo o acesso dos pacientes a diagnósticos e tratamentos, mesmo estando distantes das equipes médicas. Formação recomendada: profissão voltada a Engenheiros da Computação, Analistas de Sistemas e profissionais da Saúde.
Conselheiro de Aposentadoria A missão deste profissional é auxiliar no planejamento da aposentadoria, dos pontos de vista financeiro, ocupacional e de plano de saúde. Formação recomendada: Requer conhecimentos em Administração, Contabilidade e Economia.
Gestor de Qualidade de Vida O foco de sua atuação é a busca da melhoria da qualidade de vida em ambientes de trabalho, procurando garantir o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores. Formação recomendada: Este profissional geralmente tem formação em Saúde. O que conta pontos é a experiência no setor de Recursos Humanos.
Na área de Recursos Humanos, temos:
Coordenador de desenvolvimento da força de trabalho Alia conhecimentos em psicologia, administração e gestão de pessoas e atua com foco na educação continuada do quadro funcional de uma instituição. Formação recomendada: Graduação em Psicologia, com especialização em Administração e ênfase em Gestão de Pessoas.
Gestor de treinamento de varejo É o profissional responsável pela padronização do atendimento ao cliente em redes de varejo e pelo treinamento dos funcionários que prestam este atendimento. Formação recomendada: Graduação em Administração de empresas e Recursos Humanos.
Na área de Marketing e Vendas, temos:
Gestor de marketing para e-commerce As vendas pela internet não param de crescer. Este profissional deve garantir às empresas maior segurança nas transações comerciais e melhor posicionamento na Internet. Formação recomendada: graduação em Marketing, Publicidade, Engenharia da Computação, Ciência da Computação ou Sistemas de Informação.
Gestor de inovação A tendência é que a inovação deixe de estar ligada apenas ao desenvolvimento de novos produtos, e exerça papel fundamental na otimização de processos e redução de custos. Formação recomendada: Marketing e especialização em Pesquisa de Mercado são as principais indicações dos especialistas.
Na área de Tecnologia, temos:
Gestor de comunidade É o profissional que gerencia o relacionamento com consumidores em redes sociais, acompanha o posicionamento da marca e da concorrência e identifica novas oportunidades no segmento. Formação recomendada: graduação em Marketing, valorizando-se a formação em Plataformas Online.
Especialista em cloud computing Cargo voltado a profissionais da área de Tecnologia da Informação, responsáveis pelo gerenciamento da armazenagem de dados em nuvem. Formação recomendada: Tecnologia da Informação.
Gestor de Big Data Esta função exige conhecimentos em estatística, tecnologia e matemática. O profissional deve analisar as informações recebidas pela empresa e direcioná-las aos departamentos competentes. Formação recomendada: Tecnologia da Informação, Matemática e Estatística.
Na área de Direito, temos:
Advogado societário É o advogado especializado em operações de fusões e aquisições. Os melhores cursos nesta área são oferecidos na Inglaterra e Estados Unidos. Formação recomendada: Direito.
Advogado tributário É o advogado que atua com questões de legislação e carga tributária. Tem um papel cada vez mais estratégico nas organizações, especialmente no Brasil. Formação recomendada: Direito, especialização em Direito Tributário, Economia, Ciências Contábeis.

Comentários